Como vender seu talento na entrevista para conseguir uma vaga?

Como vender seu talento na entrevista e conseguir uma vaga

 

Você sabia que utilizar técnicas de vendas em uma entrevista de emprego, é uma boa tática para os profissionais que pretendem conseguir uma vaga?

 

Na entrevista de emprego, temos momentos de grande estresse e dificuldade. É nesse momento também que ocorre o primeiro contato com o seu possível chefe, é necessário então causar uma boa impressão para agradar o entrevistador e demonstrar que você atende às exigências da vaga.

Algumas técnicas de vendas podem ser utilizadas em entrevista de emprego, isto porque quando você é chamado numa entrevista o recrutador tem algumas expectativas e espera que você apresente suas qualidades, assim como um vendedor apresenta as qualidades de um produto.

A entrevista é uma relação de compra e venda, você está vendendo o seu serviço e o recrutador está querendo comprar, por isso venda o que de fato realmente pode oferecer para a empresa. O bom vendedor é aquele que atente uma necessidade, então numa entrevista é interessante que você demonstre que o seu serviço é o melhor para empresa. É necessário mostrar que você é a melhor opção para preencher a vaga, por isso seja sincero. Mentira em entrevista de emprego nunca, pois as empresas buscam por pessoas que sejam sinceras e confiáveis. A verdade sempre vem à tona por isso cuidado!  Informe o máximo tudo sobre as suas qualidades ao entrevistador, se comporte realmente como um vendedor, tome cuidado para não se contradizer, evite os vícios de linguagem e faça o seu melhor marketing pessoal. Para vender o seu talento e qualidades é importante que demonstre total confiança na hora de responder as perguntas da entrevista.

 

É muito importante que pesquise o que puder sobre a empresa que deseja entrar, pois das perguntas mais feitas em entrevistas é o porque você quer entrar na empresa que está oferecendo a vaga. Busque informações sobre o que a empresa oferece, como ela trabalha e seus pontos positivos. Esse interesse sobre a empresa pode ser o diferencial na sua entrevista e pode fazer com que você seja contratado. É importante também conhecer sobre a vaga a ser disputada e como você pode ajudar caso seja designado a ocupá-la.

Algo que poucos dão o devido valor é a expressão corporal. O corpo diz muito mais sobre você do que o que você diz. Seus gestos, sua postura, as pernas cruzadas, tudo revela o que realmente você é e sente, mesmo que esteja tentando esconder atrás de belas palavras. Uma dica interessante é gastar algum tempo lendo sobre expressão corporal. O marketing pessoal é muito importante, mas isso não significa ficar falando de si mesmo, autopromover ou parecer egocêntrico, e sim desenvolver um trabalho pessoal para que as pessoas que convivem com você, ou que te conheça, o promovam. Isso sim é o marketing pessoal. Outro fator importante são as redes sociais, elas são o reflexo de você e certamente os recrutadores vão pesquisar por elas para poder conhecer melhor o futuro funcionário.

 

Como vender-se em qualquer entrevista de emprego?

Cada entrevista de emprego é diferente, mas existem alguns guias e princípios gerais para qualquer tipo de entrevista e trabalho que você queira se candidatar. A coisa mais comum que todo entrevistador pede é “Apresente-se”. Ao responder a esta pergunta e outras, mantenha os seguintes pontos em mente, para que o seu entrevistador comece a considerá-lo como um possível valor para a companhia.

 

1 – Seja a solução. Empresas só contratam para preencher vagas disponíveis. Em outras palavras, quando uma empresa sente que não pode trabalhar de forma eficiente com sua equipe atual, eles anunciam as vagas que eles sentem que precisam preencher. Desta forma, você é a necessidade do negócio, bem como o entrevistador. Deixe-o sentir que você é a pessoa que ele precisa.

  • Identifique os problemas que eles enfrentam atualmente e ofereça soluções para esses problemas. Isto irá dizer a seu entrevistador você pode resolver problemas de forma eficaz, uma característica muito desejável que muitos empregadores procuram em sua força de trabalho.
  • Além disso, se você tem alguma experiência passada na resolução de problemas semelhantes aos que sua empresa em potencial enfrenta, lembre-se de mencionar isto durante a entrevista. Se o seu entrevistador sentir que você já é qualificado ou possui experiência no campo desejado, você pode ter mais chances do que os novatos, ou aqueles sem antecedentes semelhante.

 

2 – Mostre sua inteligência. Lembre-se sempre de demonstrar seu conhecimento de qualquer maneira que você puder. Seja sutil, porém. Elogie demais a si mesmo e vai parecer um sabichão. Ao mesmo tempo, não aja como quem sabe mais do que faz. Provavelmente, você será solicitado a provar este conhecimento, especialmente se você estiver se candidatando a um trabalho com altos pré-requisitos, tais como um diploma universitário.

 

3 – Demonstre sua vontade de aprender e mudar com a empresa. Habilidades de trabalho em equipe também são um ponto bastante importante a discutir quando em uma entrevista. Fale com seu entrevistador sobre alguma experiência passada com trabalho em equipe, sobre que tipo de trabalho era, e quais tarefas você teve que realizar.

 

4 – Mostre seu portfólio. Um portfólio é uma coleção de obras (arte, escrita, etc.) que você realizou no passado. Algumas carreiras exigem isso, outras não. Trabalho arquitetônico, por exemplo, geralmente requer um portfólio das estruturas que você projetou anteriormente. Jornalistas e designers gráficos também precisam de portfólios.

  • Quando exibir seu portfólio, lembre-se de explicar quaisquer desenhos ou imagens para o entrevistador, para que ele tenha uma ideia do que ele está olhando. Lembre-se de exibir suas maiores realizações com o maior orgulho. Por exemplo, se você projetou um novo logotipo para uma empresa popular ou conhecida, e popularidade do negócio, por si só, pode dar mais crédito e destaque em relação aos outros candidatos

 

5 – Prepare-se para falar sobre seu currículo. Um currículo é um breve resumo de seus antecedentes e capacidades. Ele deve incluir, ao menos, sua escolaridade, contatos, habilidades e histórico de empregos. Sempre que possível, não minta no seu currículo. Mais cedo ou mais tarde, você vai ser pego, e as conseqüências incluem perder o emprego, ou pior. Muitas vezes o entrevistador vai fazer perguntas sobre seu currículo. Responda com sinceridade e de forma abrangente.

 

6 – Seja positivo Não reclame de seus trabalhos passados para o entrevistador, ou culpe-os de alguma maneira. Mesmo se você acredite que seu último empregador foi incompetente ou estúpido, reclamar disso só te faz parecer infantil. Não dê desculpas por ter sido despedido eu ter desistido. Mais importante ainda, confie e acredite em si mesmo. Se você mesmo não acha que sua entrevista será boa, provavelmente ela não será.

 


Dicas de marketing pessoal
 

 

Currículo: Antes de enviar o currículo, é preciso identificar quais são os valores da empresa. A partir disso é possível se vender mostrando no documento o que vai agregar valor para a organização.

Pontos fortes: É preciso ter consciência dos pontos fortes e de onde precisa melhorar. Isso ajuda a definir os pontos que precisam ser melhorados e o que deve ser mostrado.

Empatia: É interessante criar uma ligação com o recrutador. Sorrir de maneira sincera, falar no mesmo tom e velocidade de voz e fazer perguntas que demonstrem conhecimento e curiosidade sobre a empresa.

Contato visual e escuta:  Fazer contato visual e ter atenção ao que está sendo dito é uma forma de manifestar interesse. Olhar o relógio, bocejar e demonstrar impaciência pode ser interpretado como desentusiasmo ou desdém.

Postura: É importante manter a coluna ereta, evitar olhar pra baixo e se balançar com frequência. Esses fatores serão determinantes para demonstrar confiança.

Online: No mundo online também é importante ficar atento. É bom evitar publicações que comprometam a própria imagem. Conteúdos polêmicos e frases como ‘Odeio segunda-feira, chega logo sexta!’ não são vistos com bons olhos pelos recrutadores.

Lembre-se: seja sempre você mesmo!

Boa sorte e muito sucesso na próxima entrevista de emprego…

 

vagas urgentes bh botao

vagas urgentes bh botão vagas urgentes bh botão1 vagas urgentes bh botao2 empregos em salvador (2) botao

Se você conhecer alguém que se encaixe nesse perfil, compartilhe para ele. Vamos ajudar o máximo de pessoas que conseguirmos. Lembre se: Tudo que vai volta…    –  Vagas Urgentes BH  –

Deixe uma resposta